Quantas vezes você fez uma pesquisa no Google ou outro mecanismo de busca e acabou se deparando com vários artigos sobre o assunto? Esse artigo que você está lendo por exemplo, pode ser um deles, nunca se sabe! 🙂
Mas afinal, o que isso tem a ver com fazer mais vendas? Calma… Você já vai entender.
O que são Blogs?
Os blogs são sites em estrutura de artigos que permitem atualização rápidas a partir de acréscimos chamados artigos, postagens ou publicações. Esse formato, apesar de ter seu auge há alguns anos, ainda tem espaço em diversas estratégias, principalmente quando falamos de Inbound Marketing.
A vantagem dos blogs, é que ao criar conteúdo, é possível, através de estratégias de SEO, utilizar dos mecanismos de buscas para trazer tráfego orgânico para o seu site. Para começar, tudo que você precisa é de uma hospedagem, um domínio e bastante conteúdo sobre o seu nicho.
1 – Comece a publicar
Analisando a sua persona, comece a produzir conteúdos que são buscados frequentemente dentro do seu nicho. O objetivo desses conteúdos é gerar valor e aumentar a consciência do seu público sobre o problema que ele tem. No decorrer de cada texto, de maneira estratégica, apresente o seu produto ao público.
2 – Otimize o seu processo de escrita
Otimize o seu processo de escrita e publicação para melhorar a visibilidade do seu blog nos resultados de pesquisa. Crie um meta título atraente e uma meta descrição coerente com o conteúdo. Quanto melhor posicionado, mais pessoas visitarão o seu blog.
3 – Não perca o lead
Além de conseguir vender organicamente, levando o tráfego do blog para a sua página de vendas, outro benefício são os públicos adquiridos. Você pode, por exemplo, instalar o pixel da sua plataforma de tráfego para salvar este público que visitou alguma de suas páginas. Outra estratégia é criar uma newsletter e captar o contato desse lead para ser trabalhado em outros canais, como por exemplo via e-mail marketing.
Conclusão
Um blog pode ser uma ferramenta poderosa para atrair novos públicos de maneira orgânica através dos mecanismos de busca e da criação de conteúdo focado em Inbound Marketing. Com o conhecimento correto de SEO e do público do seu produto, as estratégias corretas de retenção de público e uma boa oferta do seu produto, é possível realizar vendas sem gastar um centavo com tráfego!
E aí, pronto pra criar o seu Blog?