Errar na precificação do seu produto pode, literalmente, te custar caro, fazendo com que você tenha prejuízo na operação ou que acabe colocando um preço muito maior que o ideal, o que se torna uma forte objeção na hora de realizar a venda. Mas alguns passos simples podem te ajudar a colocar um preço ideal no seu produto:
1 – Fique de olho nos custos
Saber todos os custos do seu produto é fundamental. Isso envolve desde o valor da produção e logística, até as verbas que você investe em marketing, o famoso “custo por aquisição”. Esquecer um desses custos pode fazer com que você acabe tomando prejuízo sem perceber, e no fim do mês, se deparar com um balanço totalmente no vermelho. Saber com precisão todos os custos do seu produto vai te permitir colocar uma margem de lucro certeira e mais vantajosa.
2 – Estude o seu mercado
Não pense que assim que lançar o seu produto, ele será o mais especial do mercado. Sua concorrência será pesada, até mesmo em pequenos nichos. Assim como a internet traz infinitas possibilidades, ela também é um mar de oportunidade para os seus concorrentes. Por isso, é importante analisar o mercado. Ver como a concorrência trabalha na precificação para não fazer nada tão diferente do que os consumidores desse mercado já estão habituados.
3 – Entenda a diferença entre valor e preço
Lembre-se: preço é o que você cobra pelo produto, e valor é o que o cliente percebe em relação a ele. Ao apresentar uma oferta ao seu cliente, essa relação entre o valor percebido e o preço será essencial para concretizar a venda. Quanto mais valor agregado o seu produto tiver, mais disposto a gastar o seu cliente vai estar.
Estaremos com você!
Achou essa etapa complicada demais? Calma!
Sabemos que considerar todos esses custos acaba sendo uma tarefa a mais, já que você ainda precisará estudar o seu marcado antes de precificar o seu produto. Por isso, a Kapsula não deixa os seus produtores não mão neste momento!
Todo produtor Kapsula recebe uma planilha exclusiva que ajuda a calcular todos os custos do seu produto com exatidão. Assim você não erra em nada na hora da precificação.
Ser produtor Kapsula é bom demais, não é mesmo? 🙂